Pedido de Música

Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Museus abrem de graça na terça, aniversário de São Paulo - Rádio 94POP FM

Museus abrem de graça na terça, aniversário de São Paulo

Os museus estaduais localizados na capital paulista abrirão gratuitamente na terça-feira (25), quando a cidade comemora seus 468 anos. Segundo a Secretaria Estadual de Cultura, bibliotecas, Fábricas de Cultura e Oficinas Culturais também terão programação especial na data.

Entre as instituições que celebram a data estão: Casa das Rosas, Casa Guilherme de Almeida, Casa Mário de Andrade, Museu Afro Brasil, Museu da Casa Brasileira, Museu Catavento, Museu da Imigração, Museu da Língua Portuguesa, Museu de Arte Sacra de São Paulo, Museu do Futebol, MIS-SP, Paço das Artes, Museu da Diversidade Sexual, Fábricas de Cultura, Oficinas Culturais e Biblioteca de São Paulo e Biblioteca Parque Villa-Lobos. As exceções são o Memorial da Resistência de São Paulo, Estação Pinacoteca e Pina Luz, que não abrem às terças-feiras.

 

Confira a programação:

Museu Afro Brasil

“Arqueologia amorosa de São Paulo”, com curadoria do diretor-geral do museu, Emanoel Araújo, a exposição fala dos aspectos artísticos, sociais, culturais e das perspectivas capital paulista, por meio de fotografias, manuscritos, objetos e design, de renomados artistas, como Lina Bo Bardi, Paulo Mendes da Rocha, Flavio de Carvalho, Geraldo de Barros e Zanini Caldas.

“Padre Jesuíno do Monte Carmelo aos Olhos de Mario de Andrade”,  que integra a celebração dos centenário da Semana de Arte Moderna. A mostra traz ao Museu Afro Brasil grandes pinturas provenientes das igrejas das cidades de Itu e São Paulo, onde o padre artista exerceu, com primazia, seu ofício de pintor, músico e compositor.

  • De 25 de janeiro a 30 de junho de 2022, das 10h às 17h.
  • Parque Ibirapuera, Portão 10/ Estacionamento pelo Portão 3
  • Mais informações: http://www.museuafrobrasil.org.br/

MIS-SP

Samsung Rock Exhibition Rita Lee

Exposição sobre Rita Lee com material original selecionado pela própria artista e João Lee, seu filho e curador da exposição. A mostra traz um panorama da carreira e da vida de Rita, uma das artistas mais relevantes e plurais do Brasil, admirada ao redor do mundo.

  • Terça a domingo, das 10h às 18h, até 20 de fevereiro de 2022.
  • Av. Europa, 158 – Jardim Europa
  • Mais informações: https://www.mis-sp.org.br/

Casa das Rosas

A comemoração dos 468 anos da cidade de São Paulo será marcada por uma programação especial, realizada no jardim da Casa das Rosas, que incluirá atividades lúdicas promovidas pelo Núcleo de Ação Educativa do museu, recital focado especialmente na produção poética dedicada à cidade e uma apresentação do projeto “Canta a poesia”, com o coral da Casa.

  • Data: 25 de janeiro, às 11h

Instalação “Renascimento”, de Siron Franco 

Obra presta homenagem às vítimas da pandemia, aos profissionais de saúde e ao mesmo tempo celebra a vida. Instalação formada por 365 manequins suspensos pode ser conferida a partir de 15 de janeiro.

  • Data: 15 de janeiro de 2022 a 20 de março de 2022
  • Local: Jardim da Casa das Rosas (Av. Paulista, 37)
  • Horário: Todos os dias, das 7h às 22h
  • Mais informações: https://www.casadasrosas.org.br/

Museu da Imigração

Palestra “Afinal, quem é o paulistano?”

A ocupação dos bairros por migrantes de diferentes origens e em momentos variados é parte fundamental e constituinte das dinâmicas culturais e de sociabilidade desses territórios. Assim, em comemoração ao aniversário de São Paulo, o pesquisador Thiago Haruo apresentará uma palestra on-line no YouTube. Na ocasião, os convidados irão compartilhar os seus conhecimentos sobre determinados bairros e regiões da cidade, trazendo reflexões sobre as diversas formas de identificação presentes.

Museu Catavento

“Abaporu Periférico” das Fábricas de Cultura

Em comemoração ao centenário da Semana de Arte Moderna de 1922, o Museu Catavento, em parceria com as Fábricas de Cultura Setor A, equipamentos da Secretaria da Cultura e Economia Criativa (SEC) do Governo do Estado de São Paulo, apresenta a exposição ‘Abaporu Periférico’. A mostra realizada por artistas do graffiti faz uma releitura de obras consagradas do modernismo brasileiro.

Paço das Artes

“Máscaras, fetiches e fantasmagorias”

No dia do aniversário de São Paulo o Paço das Artes recebe uma ativação especial da Rádio Livre #06, a atividade, que conecta diferentes culturas, conhecimentos e modos de vida tem o diálogo como agente e a multiplicidade da convivência como substrato. Ela busca reverberar a heterogeneidade de diferentes povos e saberes que constituem a cidade de São Paulo.

  • Data: 25 de janeiro, das 15h às 16h30
  • Local: Atividade Presencial e Online– Espaço Expositivo Paço das Artes com retransmissão pelo Instagram do Paço das Artes
  • Mais informações: https://www.pacodasartes.org.br/

Casa Guilherme de Almeida

Pelas Livrarias: A São Paulo Literária de Guilherme de Almeida

Casa Mário de Andrade

Cidade cênica, cidade cínica?

A atividade pretende discutir novas possibilidades de mobilidade e organização social na cidade de São Paulo que evitem a degradação socioambiental, com o objetivo de apontar desafios e possíveis soluções para o bem viver em grandes metrópoles. A atividade faz parte das comemorações de aniversário da cidade de São Paulo.

  • Com Fernando Atique, Claudia Muniz, Janes Jorge e Lucas Chiconi
  • Data: 25 de janeiro, das 19h às 21h
  • Evento especial (transmitido via zoom)
  • Mais informações: http://www.casamariodeandrade.org.br/

Museu de Arte Sacra de São Paulo – MAS/SP

Exposição “O GENESIS segundo Eva”

Mostra da artista Eva Soban, sob curadoria de Denise Mattar, composta por 15 elementos em formas tecidas os quais apresentam o mito da Criação do Mundo e a saga do Fruto Proibido segundo a visão da artista.

Biblioteca Parque Villa-Lobos

Hora do Conto

Sinopse: Quantas histórias cabem em uma cidade? Nessa contação, vamos abrir o mapa de São Paulo e passear por diversas regiões, cantando, brincando e celebrando a cidade que, nesta data, comemora o seu aniversário

  • Data: 25 de janeiro, das 16h às 16h45
  • História: São Paulo, a minha cidade, de Andrés Sandoval.
  • Cia Teatro InComum
  • Atividade presencial. Vagas limitadas, preenchidas por ordem de chegada.
  • Mais informações: https://bvl.org.br/

Biblioteca de São Paulo

Hora do Conto

Histórias inspiradas nos livros de escritoras e escritores paulistanos que são referência nacional na literatura infantojuvenil. “Bom dia, todas as cores!” traz a história de um simpático camaleão que aprende, depois de um dia longo e cansativo, que quem não agrada a si mesmo não pode agradar a ninguém.

  • Data: 25 de janeiro. das 16h às 16h45
  • História: Bom dia, todas as cores! – Ruth Rocha
  • Com O Casulo Viajante
  • Atividade presencial. Vagas limitadas, preenchidas por ordem de chegada.
  • Mais informações: https://bsp.org.br/

Oficina Cultural Oswald de Andrade

Debate: O Que Nos Conta Sobre A Modernidade A Exposição De Arte E Arquitetura Da Semana De 22?

Uma mesa de conversa sobre como foi a montagem e exposição das obras de artes plásticas e arquitetura que participaram da Semana de 22. Participam três especialistas com estudos de montagens e exposições no período de 1900 a 1930 em São Paulo, outro da historiografia de exposições e outro que atua com curadoria, expografia e montagem.

 

Com informações: G1.

Deixe seu comentário:

© Direitos reservados - Rádio 94 POP FM, Socorro - SP Web Rádio administrável